Fórum de Discussões (MTG - Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais)

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Improcedente - Uma Companhia

Uma competição pela melhor direção da noite. Esse é o mote do espetáculo Improcedente, que a UMA Companhia estreia este mês, no Teatro da Assembleia.

A cada apresentação, cinco diretores disputam quem dirige as melhores cenas. Com a ajuda do público, eles propõem aos atores diferentes desafios teatrais, que vão desde propostas totalmente livres a estilos que parodiam grandes nomes do cinema ou da literatura mundial. Não se sabe o que vai acontecer: todas as cenas são concebidas no palco e, ao final de cada uma, cabe à plateia decidir se seu diretor merece ser premiado ou castigado. A peça conta ainda com um Mestre de Cerimônias, responsável por acolher o público e conduzir a disputa, e um músico, que improvisa a trilha sonora.

Improcedente é o quarto trabalho da UMA Companhia, que estreou em 2006 com o Match de Improvisação. Sucesso de público na cidade desde então, o espetáculo, sob direção de Mariana Muniz, apresentou ao público de Belo Horizonte a linguagem da improvisação teatral, por meio de uma proposta inusitada, que mesclava teatro e esporte. Desde então, o grupo se consolidou como o único em Minas Gerais a pesquisar a técnica, e fez juz à responsabilidade, realizando festivais, oficinas e intercâmbios com improvisadores de diversos países.

Com o novo trabalho, Improcedente, o grupo pretende dar continuidade à sua busca por uma proposta teatral dinâmica, lúdica, e que estabeleça uma conexão direta com o público. Débora Vieira, diretora e atriz do espetáculo, comenta que “no Improcedente, a presença do diretor cria condições para os atores explorarem possibilidades mais arriscadas, revelando ao público as diversas facetas da construção de uma peça: as escolhas dramatúrgicas, a construção coletiva, os elementos que inspiram o ator a construir seu personagem e os que orientam a direção da cena”. Numa comparação com o Match de Improvisação, a diretora acrescenta: “Se no Match o público votava nos times de improvisadores, aqui ele é convidado a avaliar a atuação do diretor na condução dos atores.”

Tendo defendido recentemente sua dissertação sobre a dramaturgia da improvisação teatral, Débora conta que “para dar um novo fôlego às nossas pesquisas, convidamos atores com outras formações teatrais para compor o elenco do espetáculo”: além dos atores da UMA, Improcedente conta com a presença de artistas convidados. Dentre eles estão os experientes Rodrigo Robleño, que acaba de retornar à cena teatral mineira após uma temporada de 4 anos atuando no espetáculo Varekai, do Cirque Du Soleil, e o ator Carloman Bonfim, da Cia Drástica, que começou a trabalhar com a improvisação teatral no espetáculo Arena de Tolos, da Cia Acômica.

Incentivo ao exercício da Crítica Teatral: Comentário Improcedente

Durante a temporada de estreia do espetáculo Improcedente, a UMA Companhia apresenta o projeto Comentário Improcedente, um convite ao exercício da crítica teatral. A cada apresentação, alguém do público será convidado a escrever uma resenha sobre a peça. O texto será publicado no site do espetáculo (www.improcedente.com.br), e servirá como ponto de partida para um debate informal entre público e artistas sobre o trabalho da UMA Companhia.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Bella Marcatti, Carloman Bonfim, Débora Vieira, Evandro Heringer, Fabiano Lana, Fred Bottrel, Guilherme Théo, Marcos Coletta, Rafael Protzner, Renata Corrêa, Rodrigo Robleño.

Direção: Débora Vieira

Trilha Sonora: Eberth Guimarães

Criação da Luz: Sidnei Honório

Figurino: Débora Vieira e Fabiano Lana

Cenário: Débora Vieira e Fabiano Lana

Arte gráfica: Fabiano Lana

Fotografia: Flávio Pinto Valle

Assessoria de Imprensa: Flávio Pinto Valle

Realização: Uma companhia

Produção: Débora Vieira e Fabiano Lana


SERVIÇO

De 08 a 24 de julho

Sexta e sábado às 20h30 e domingo às 19h

Teatro da Assembleia

Rua Rodrigues Caldas, n. 30, bairro Santo Agostinho.

Preços dos ingressos no teatro - inteira: R$24
meia: R$12

Classificação: 12 anos

Duração: 80 minutos


Para mais informações, acesse: http://www.improcedente.com.br/