Fórum de Discussões (MTG - Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais)

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Espetáculo Vem Ver Boi – Grupo Fibra

 

Fotos: Fabiano Lopes

O Projeto MTG 20 anos de teatro de grupos recebe no Cento e Quatro, dia 14 de novembro às 20 horas o espetáculo “Vem Ver Boi” do Grupo Fibra de Montes Claros.

O novo Espetáculo do Grupo Teatro Fibra,” Vem Ver Boi” tem na direção Lucilio Gomes, dramaturgia de Terezinha Lígia e direção musical de Amauri Tibo. O texto que foi sendo elaborado durante os laboratórios realizados para o espetáculo, e é um mosaico que retrata através da personagem Sá Dona a individualização do homem contemporâneo com suas mazelas políticas, existenciais e morais, mas também os valores culturais, em especial os festejos de Boi que permeiam todo o Brasil como fonte perene para mudanças de atitude, reacendendo nesse mesmo homem o desejo de se “ajuntar” para dançar, cantar e festejar. O espetáculo tem forte apelo visual e corresponde a 16ª montagem do Grupo Teatro Fibra numa trajetória de 30 anos.

O evento será no Cento e Quatro às 20 horas. É gratuito e as senhas serão distribuidas com trinta minutos de antecedência.

Informações pelo telefone 3224-8818 ou através do email mtg.eventos@yahoo.com.br

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Palestra Teatro de Grupo – Grupo Galpão

logo

O Projeto MTG 20 anos de teatro de grupos recebe nesta sexta-feira, dia 12 de novembro, o Grupo Galpão para palestrar sobre o fazer teatral em grupo. A palestra será na sede da Cia. Reviu à Volta às 19 horas.

O Grupo Galpão é uma companhia de teatro de pesquisa criado há 27 anos. Montando espetáculos de grande comunicação com o público, a companhia tem sua origem ligada ao teatro popular e de rua.

Sediado na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o Galpão é um dos grupos que mais viaja, não só pelo Brasil, como também pelo exterior, tendo participado de vários festivais em dezessete países da América Latina, América do Norte e Europa.

Grupo de atores que trabalha com diretores convidados, o Galpão desenvolve pesquisas com vários elementos cênicos, com destaque para as linguagens do circo e da música (sempre tocada ao vivo pelos próprios atores), traduzindo para uma linguagem brasileira vários clássicos, numa fusão do erudito e do popular.

O Galpão foi um dos grupos fundadores da Associação Movimento Teatro de Grupo e nas comemorações do vigésimo ano de atividades da Associação foi convidado a palestrar sobre seu trabalho coletivo e sua filosofia como grupo teatral.

O evento faz parte do projeto MTG 20 anos de teatro de grupos e acontecerá dia 12 de novembro às 19 horas na sede da Cia. Reviu a Volta localizada à Rua Mariana, 831 Bairro Bonfim. As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser realizadas no MTG através do email mtg.eventos@yahoo.com.br ou pelo telefone 3224-8818.

Informações: 3224-8818 ou mtg.eventos@yahoo.com.br.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Espetáculo Arena de Tolos - Cia. Acômica

O Projeto MTG 20 anos de teatro de grupos leva ao palco o espetáculo Arena de Tolos da Cia. Acômica dia 06/10 às 20 horas no Teatro Marilia. As senhas serão distribuidas meis hora antes do evento.

O espetáculo

“Arena de Tolos” é um espetáculo usado e hilariante, construído diante dos olhos do público, no momento de sua apresentação, e esse mesmo público, por sua vez, é coautor da peça. Os atores e a plateia vão ao encontro do inesperado, em que se conhece o ponto de partida – uma investigação policial – mas nunca seu ponto de chegada.

O público vai assistir - uma investigação - com tudo o que isso implica: interrogatórios, acareações, reconstituições, depoimentos de testemunhas, perícias, verdades, mentiras, revelações, etc. Não necessariamente nessa ordem e nem necessariamente com todos estes elementos no mesmo dia. Tudo irá depender do caso e de seu desdobramento, afinal o acaso é parte integrante e senhor desta obra. São principalmente os elementos casuais que irão determinar os rumos da estória, pois não se conhece a vítima, o culpado, os envolvidos, as testemunhas e sequer o crime.

E é nesse jogo de aventuras, onde a imaginação criativa do artista e do público provoca uma intensa produção de adrenalina do início ao fim do espetáculo é o que leva a utilizar a metáfora de uma arena de touros. Um verdadeiro desafio! Com essa montagem, a Cia Acômica reafirma sua ousadia: a cada apresentação um espetáculo diferente.

A Cia. Acômica

A Cia. Acômica, fundada em 1995, é um núcleo de pesquisa teatral que busca potencializar o processo criativo do ator. Somos engajados à experimentação da representação teatral, portanto nos interessa, sobretudo, a criação da poética dos espetáculos. Não percebermos o ator como mero executador, mas como co-autor, elemento articulador e essencial, construtor da poética cênica.

É nosso objetivo, através de nossas encenações, discutir o próprio sentido da representação. Acreditamos que o teatro é, essencialmente, uma atividade ética, na medida que apresenta uma visão do mundo e propõe ao espectador um dever-ser, um jogo de posicionamento frente à realidade.

A Cia. Acômica é composta por profissionais formados pelo Teatro Universitário da UFMG e seu primeiro trabalho resultou no espetáculo "As Criadas", texto de autoria de Jean Genet, sob direção de Raquel de Albergaria. A montagem obteve êxito junto ao público e à crítica especializada, sendo inclusive premiado no Estado de São Paulo.

Atualmente a Cia desenvolve uma série de atividades na sua sede no Bairro São Geraldo. São oficinas de teatro, aulas de capoeira, apresentações de espetáculos da Cia e de outros grupos convidados, mesas de reflexão com temáticas artísticas, políticas e sociais, mais um meio encontrado para aproximar artistas e a comunidade em geral.
 
O espetáculo é gratuito e as senhas serão distribuidas meia hora antes do evento. Informações poderão ser obtidas pelo email mtg.eventos@yahoo.com.br ou através do telefone 3224-8818.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Palestra Beckett e o Palhaço

Créditos - Élcio Paraíso

O projeto "MTG 20 anos" terá a ilustre presença de Jota Dangelo para a palestra "Beckett e o Palhaço" dia 24 de setembro às 19 horas na Sede do grupo Atrás do Pano em Nova Lima.

Jota Dangelo é médico, professor titular de ensino superior do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, aposentado, dramaturgo, ator e diretor de Teatro.

Foi o Fundador do Teatro Universitário (1956), do Teatro Experimental em 1959, de O Grupo, em 1974 e da Casa de Cultura Oswaldo França Junior, em 1990. Fundador da FETEMIG (Federação de Teatro do Estado de Minas Gerais), primeiro presidente da CONFENATA (Confederação Nacional de Teatro Amador), Membro do Conselho Estadual de Cultura de 78 a 82. Superintendente da Fundação Clovis Salgado em 1983, Secretário Adjunto de Cultura em 84 e 85, Secretário de Estado da Cultura em 85/86, Presidente da Belotur em 89-92.

Dirigiu 72 peças de teatro. Entre as peças que escreveu estão Oh!Oh!Oh! Minas Gerais (com Jonas Bloch), Pelos Caminhos de Minas, Noel, o Feitiço da Vila, Ri Melhor quem ri primeiro, O Aleijadinho de Vila Rica, Os Riscos da Fala (com Paulinho Assunção e Ronald Claver), Essas mulheres e seus homens maravilhosos, O Homem e seu grito, Pátria Minas, A Conjuração e A paixão segundo Shakespeare.

Durante 30 anos (1957-1986) foi o Presidente e carnavalesco da Escola de Samba “Qualquer Nome Serve” de São João Del-Rei, responsável por uma transformação radical do modelo dos desfiles das agremiações carnavalescas naquela cidade.

Entre as condecorações recebidas estão a Medalha Santos Dumont, do Mérito Legislativo Municipal e Estadual e Medalha da Inconfidência.

Entre os livros publicados estão “Anatomia Humana, sistêmica e segmentar”, editado pela Editora Atheneu; “O humor do Show Medicina”, pela Atheneu Cultura (com Ângelo Machado); “Belém do Pará”; “Subsídios para a história do carnaval de São João del-Rei-1950-2000”, pela Atheneu Cultura; “Oh!Oh!Oh! Minas Gerais”, pela Itatiaia (com Jonas Bloch); “S. João Del-Rei”, “O sol nascente na Amazônia”, “Doce Gel” e “Os anos heróicos do teatro em Minas”, pela Editora Atheneu Cultura.

Atualmente é Diretor presidente do BDMG Cultural (desde 2003), membro do Conselho Curador da Rede Minas de Televisão e Presidente da Fundação Cultural Campos de Minas de São João Del-Rei.

A Palestra

A palestra permitirá uma visão panorâmica da obra de Samuel Beckett, particularmente de suas peças teatrais, com ênfase em "Esperando Godot" e "Fim de jogo", estabelecendo paralelos da dramaturgia becketiana, com o vaudeville, o cinema mudo de Chaplin e Buster Keaton e a arte dos clowns.

Informações

O local será a sede do grupo Atrás do Pano localizada à Rua Dr. Lund, 632B - Vila Aparecida em Nova Lima. A palestra começará às 19 horas e o Movimento Teatro de Grupo disponibilizará uma van para os interessados com vagas limitadas! A confirmação de presença e utilização do serviço de transporte deverá ser feita através do telefone 3224-8818 ou pelo email mtg.eventos@yahoo.com.br.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Programação de setembro

Krapp - 25/09 às 20hs
Local: Sede da Cia. Pierrot Lunar
R. Ipiranga, 137 B. Floresta


Dia 25/09 a Cia. Reviu a Volta estreia seu novo espetáculo: Krapp.
Krapp traz em si todos os matizes dos nossos conflitos mais internos e faz um recorte na melancolia das nossas divagações e da finitude existencial.


Oficinas


Teatro de Rua - esgotada!
Na primeira fase, a oficina abordará técnicas de aquecimento, exercícios de integração, jogos teatrais com especial ênfase para a questão da presença c~enica e do jogo do ator no teatro de rua. Na segunda fase, o grupo criará uma cena para ser apresentada na rua, tendo como foco o ator na rua e sua relação com o público e o espaço aberto.


Palestra


Beckett e o palhaço - 24/09 às 19hs
Local: Sede do grupo Atrás do Pano
R. Dr. Lund, 632 B Vila Aparecida - Nova Lima
Uma visão panorâmica da obra de Samuel Beckett, particularmente de suas peças teatrais, com ênfase em "Esperando Godot" e "Fim de jogo", estabelecendo paralelos da dramaturgia becketiana, com o vaudeville, o cinema mudo de Chaplin e Buster Keaton e a arte dos clowns.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Palestra de Arte Educação com Maria do Céu Diel

O projeto "MTG 20 anos de teatro de grupos" traz Maria do Céu Diel para palestrar sobre Arte Educação dia 16/09 na sede da Cia. Acômica.

Rua Curi, número 706 Bairro São Geraldo. Esse é o endereço da próxima palestra do Projeto MTG 20 anos de teatro de grupos. O tema será Arte Educação, com foco no ensino da arte voltada para o humanismo e para a formação inteira do ser. A palestrante é Maria do Céu Diel, professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais.

Maria do Céu Diel
É graduada em Educação Artistica pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, e Chefe do Departamento de Desenho da Escola de Artes Visuais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, artes visuais, memória, educação e memória. Realizou estudos pós doutorais na UNICAMP, junto ao Laboratório de Estudos Audio Visuais-OLHO, sob coordenação do Prof. Dr. Milton José de Almeida e concomitantemente na Universtá degli Studi di L´Aquila, no Dipartamento di Culture Comparate , sob tutoria do Prof. Dr. Angelo Turco, no âmbito do convenio com a Universidade Federal de Minas Gerais.

Inscrições e informações poderão ser obtidas através do telefone 3224-8818 ou pelo email mtg.eventos@yahoo.com.br.


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Exposição Itinerante - MTG 20 anos

Começa na próxima segunda-feira, dia 13 desetembro, na sede da Cia. Produz Ação Cênica a exposição itinerante MTG 20 anos.

São vinte anos de trajetória marcada pela forte atuação política e cultural em Minas Gerais. Essa jornada de conquistas e desafios será contada pela exposição MTG 20 anos que trará fotos, matérias de jornais, cartazes e revistas dos eventos e grupos teatrais que ajudaram a escrever a história da Associação Movimento Teatro de Grupo.

O MTG foi fundado por dez grupos Belorizontinos: Armatrux, Galpão, Cia. Absurda, Cia. Elétrica, Sonho e Drama, Grupo Oficina Multimédia, Encena, Kabana, Patati e Patatá e Andante. Todos eles serão relembrados e homenageados na exposição. Bem como os presidentes que aturam na Associação: Cida Falabella, Renato Millani, Gustavo Bartolozzi, Sumaya Costa, Carlos Delgado, Amaury Borges, Glicério Dias e Marcelo Bones.

A exposição itinerante percorrerá os locais que receberam as oficinas do projeto: Cento e Quatro, Espaço Cor(tição), Casa de Candongas e a sede da Cia Produz Ação Cênica que a receberá de 13 a 17 deste mês.

Informações poderão ser obtidas pelo telefone: 3224-8818 ou pelo email mtg.eventos@yahoo.com.br.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Oficina de máscaras com Fernando Linares

créditos: Daniela Linares


A sede da Cia. Produz Ação Cênica recebe Fernando Linares pelo projeto "MTG 20 anos de teatro de grupos" para ministrar a oficina gratuita de máscaras de 13 a 17/09 de 09 às 13horas.

O projeto MTG 20 anos de teatro de grupos começa suas atividades em Belo Horizonte com a oficina gratuita de mácaras. As inscrições estão abertas e informações poderão ser obtidas pelo email mtg.eventos@yahoo.com.br ou através do telefone 3224-8818.

A oficina

A oficina terá aulas praticas de trabalho corporal desde o “acordar“ do corpo até o envolvimento total do mesmo. Exercícios individuais e em grupo com máscara neutra, larvárias, máscara inteira de olhos pintados e meia máscara expressiva. Desenvolvimento de Improvisações com meias máscaras expressivas, individuais e em grupo. Leitura de textos de apoio e ou enriquecimento. Análise e debates sobre vídeos relacionados ao trabalho corporal-interpretativo do ator.

O oficineiro

Fernando Linares é Ator, Professor e Diretor teatral. Ministra cursos e workshops de interpretação teatral e de criação e confecção de máscaras em festivais, escolas e para grupos de teatro no Brasil e no exterior. Professor de Interpretação Teatral para atores do Teatro Universitário TU. da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1987, onde foi diretor durante dez anos. Atualmente é Vice Diretor da Escola de Educação Básica e Profissional (EBAP/UFMG). Coordenou por seis anos a área de Artes Cênicas do Festival de Inverno da UFMG. Dirigiu grupos de teatro como: Grupo Galpão, Real Fantasia, Cia Candongas, entre outros. Licenciado em Desenho e Plásticas pela Escola de Belas Artes da UFMG. (EBA), onde atualmente cursa o Mestrado no Programa de pós-graduação em artes cênicas.

Esta é uma das atividades do Projeto MTG 20 anos de teatro de grupos, que inicia as comemorações do vigéssimo aniversário da Associação Movimento Teatro de Grupo.

Informações
3224-8818
mtg.eventos@yahoo.com.br

terça-feira, 31 de agosto de 2010

GRANDE MANIFESTAÇÃO PELA CULTURA

O MovCultura convida a todos para a manifestação pela cultura que acontecerá amanhã, dia 01 de setembro,a partir de 14:30.

O MovCultura (Movimento pela Cultura de Minas) é formado por artistas, técnicos, produtores e cidadãos das diversas categorias profissionais e segmentos do setor cultural e criativo de Minas Gerais. Para divulgar o Manifesto pela Cultura de Minas, o MovCultura convida a todos para a manifestação que acontecerá amanhã, dia 01/09.

A concentração será às 14:30 em frente ao Palácio das Artes. O cortejo sairá em direção a Praça Sete e se concentrará na Rua Rio de Janeiro entre Rua Tamoios e Av. Afonso Pena.

A programação inclui música, teatro, circo, intervenções e o lançamento do Manifesto pela Cultura de Minas.

Todos juntos pela Cultura de Minas!

DIVULGUE! PARTICIPE! APOIE!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Palestra "A cena da Produção teatral"

O Espaço Fibra recebe Rubem dos Reis do Grupontapé para proferir a palestra "A cena da produção teatral" amanhã, às 15 horas.


O cenário em que estão inseridos os grupos teatrais brasileiros apresenta perspectivas que podem ser consideradas boas ou ruins.Nos último anos vivemos um boom cultural. O setor como um todo cresceu. Grupos e projetos das mais variadas vertentes artísticas nasceram e se estruturaram nos últimos anos. Hoje percebem que as âncoras de sustentação usadas até aqui podem não garantir o futuro ou o crescimento desejado. Ao mesmo tempo as novas oportunidades que se apresentam exigem um grau cada vez maior de profissionalização, organização e gestão.
Como manter um grupo teatral e viver da sua arte? Onde ancorar a sustentabilidade deste grupo? Que características ou competências devem ter os grupos, do ponto de vista da produção e eficiência, para garantir sua existência? Rubem dos Reis


Depois de abrir o projeto MTG 20 anos de teatro de grupos com a  oficina "Introdução a arte de iluminar" o Grupo Fibra recebe em sua sede Rubem dos Reis do Grupontapé para a palestra "A cena da produção teatral".


Rubem dos Reis é produtor cultural, responsável pela Balaio do Cerrado Produtora e pela produção do Grupontapé de Teatro ; idealizou o projeto musical “Cantigas do Cerrado”, com Pena Branca e outros músicos; organiza anualmente a “Semana da Cultura Popular” em parceria com o SESC – Unidade Uberlândia-MG desde 2002; foi fundador e primeiro presidente da APCULT- Associação dos produtores culturais de Uberlândia e Região; no cinema foi produtor executivo do média-metragem “Asas ao Redor de mim”; é idealizador  e realizador em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia do Seminário Economia da Cultura e Diversidade Cultural; também idealizou o Encontro de Artes Cênicas do Cerrado, projeto que reúne em Uberlândia os mais importantes nomes das Artes Cênicas do país.


A palestra será às 15 horas no Espaço Fibra de Cultura.
Endereço: Rua Sebastião Dias Soares, 75 B. Alto São João - Montes Claros


Informações:
Grupo Fibra
(38) 3082-4590
MTG
(31) 3224-8818
mtg.eventos@yahoo.com.br

Palestra: Melodrama

O Teatro Circu-lar Farroupilha será palco da palestra de Melodrama a ser ministrada por Fernando Limoeiro amanhã, 27 de agosto, às 14 horas.

Melodrama, como sugere o próprio nome, significa “DRAMA COM MÚSICA”. Sua ação é saturada de emoções advindas de um conflito claro e trágico, repleto de golpes repentinos, reviravoltas inesperadas nos acontecimentos, revelações imprevistas, crimes e descobertas impressionantes. Os personagens de grandes pinceladas emocionais, possuem caráter definido e polarizado, ou seja, os maus são absolutamente maus e os bons carregados de virtudes plenas. Em sua grande maioria, são tipos que formam o clássico triângulo: galã, mocinha, vilão. O PADECIMENTO DA MOCINHA, a luta e a conquista do galã e o castigo radical do vilão, fazem a receita das catarsis lacrimejante que termina sempre com o triunfo do bem sobre o mal. O melodrama deve muito da sua penetração na cultura teatral popular brasileira ao circo e aos pavilhões. Com seus cenários de telão pintados, seus efeitos de sonoplastia improvisados, seus atores grandeloquentes, eles levavam a cena melodramas clássicos como: “A Louca do Jardim”, “A Ré Misteriosa”, “O Ébrio”, “O Milagre de Santa Teresinha”, “O Mártir do Calvário” e tantos outros que emocionaram o povo do interior e das grandes capitais brasileiras. A receita básica do melodrama folhetinesco sobrevive até hoje como matéria prima da dramaturgia de nossas novelas televisivas. Fernando Limoeiro

O novo espetáculo do Farroupilha será baseado em uma pesquisa sobre o gênero melodrama e terá direção de Júlio Maciel e dramaturgia de Eduardo Moreira, ambos membros do Grupo Galpão. E como suporte para criação do trabalho, o Farroupilha recebe Fernando Limoeiro, um dos mais importantes nomes do teatro mineiro, para uma iluminadora palestra sobre o melodrama.

Esta é uma ação do MTG – Movimento de Grupo de Minas Gerais, referente ao Prêmio Cena Minas, e que diretamente beneficiará os Grupos Farroupilha e Perna de Palco, a comunidade artística do Vale do Aço e demais interessados.

A palestra é destinada aos integrantes dos grupos associados ao MTG e demais profissionais das artes cênicas, e vai acontecer no Teatro Circu-Lar Farroupilha – Av. Londrina, 180, bairro Veneza II – Ipatinga.

Não haverá inscrições antecipadas, o acesso estará sujeito à lotação da casa.

Informações
Grupo Farroupilha
31 3823-5614

MTG
31 3224-8818
mtg.eventos@yahoo.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Hoje tem espetáculo???? Tem sim senhor....


"MTG 20 anos de teatro de grupos" é o nome do novo projeto do MTG que começa hoje suas atividades.

Serão palestras, oficinas e espetáculos gratuitos em cinco cidades mineiras: Montes Claros, Ipatinga, Medina, Nova Lima e Belo Horizonte.

Os espetáculos que farão parte desse projeto são: A Lenda de Ananse (Grupo Teatro Negro e Atitude), Krapp (Cia. Reviu a Volta), Crianças Invisíveis (Cia. Produz Ação Cênica), Arena de Tolos (Cia. Acômica), Vem Ver Boi (Grupo Fibra) e As Grandes Lonas do Céu (Cia. Candongas).

Para as apresentações em locais fechados será distribuída uma senha meia hora antes do espetáculo.


Informações: 31 3224-8818


twiiter.com/mtgminas

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Projeto "MTG 20 anos de teatro de grupos" inicia programação em Montes Claros

Grupo Fibra vai sediar as primeiras atrações do projeto, com programação gratuita de oficina e palestra.

A Associação Movimento Teatro de Grupo inicia com o projeto "MTG 20 anos de teatro de grupos" as comemorações do vigésimo ano deatividades. Seu principal objetivo é promover a convivência, participação e capacitação dos grupos de teatro associados e artistas interessados, bem como fomentar a cultura através da realização de espetáculos, palestras e oficinas teatrais em diversos pontos do estado.

A extensa programação é gratuita e vai acontecer em quatro cidades - Montes Claros, Ipatinga, Belo Horizonte e Nova Lima - Sendo que Montes claros, sede do Grupo Fibra, abre a programação com duas atrações: a oficina "Iniciação ao Universo da Arte de Iluminar" ministrada pela Luz Rara de 24 a 26 de agosto e "A cena da Produção Teatral", palestra a ser ministrada dia 27/08 por Rubem Reis, do Grupontapé.

As atividades serão destinadas aos integrantes dos grupos associados ao MTG e demais profissionais de artes cênicas e vão acontecer no Espaço Fibra de Cultura. As inscrições poderão ser feitas pelo telefone (38) 3042-8590 ou pelo email teatrofibra@ig.com.br.

Informações gerais do Projeto:
Movimento Teatro de Grupo
(31) 3224-8818
mtg.eventos@yahoo.com.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

MTG 20 anos.

É com imenso prazer que iniciamos as comemorações do vigésimo aniversário da Associação Movimento Teatro de Grupo.

O marco inicial das festividades será a realização do Projeto Cena Minas que começa dia 24 deste mês com a oficina de Iluminação no Espaço Fibra de Cultura.

O projeto Cena Minas - MTG 20 anos de teatro de grupos visa promover a convivência, participação e capacitação dos grupos associados e artistas interessados.

Todo evento será gratuito. Sendo as atividades de capacitação destinadas a associados e profissionais de artes cênicas.

Informações: mtg.eventos@yahoo.com.br ou (31) 32224-8818.

Siga o MTG no twitter (@mtgminas) e fique por dentro de toda programação.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Projeto Cena Minas


O MTG deu início este mês às atividades de produção do Projeto Cena Minas - MTG 20 anos de Teatro de Grupo.

Como o próprio nome já diz o projeto inicia as comemorações dos 20 anos de atividades da Associação Movimento Teatro de Grupo. Com início das atividades previsto para o próximo mês o empreendimento contempla oficinas, palestras e apresentações teatrais gratuitas.

Os grupos e profissionais de Ipatinga e Montes Claros também serão contemplados com oficinas e palestras que atendam às suas demandas.

Aguardam a programação completa!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Vitória!

É com grande satisfação que comunicamos que a emenda nº 1 de 2º turno ao PL 3855/09, que retirava substancialmente recursos do Fundo Estadual de Cultura, foi REJEITADA ontem, 12/07/2010, em Plenário.

Desta forma, permanece a redação original da Lei, que destina 4% do FUNDESE.

Parabéns a todos que se manifestaram contrários a emenda.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Em defesa do Fundo Estadual de Cultura


O projeto de lei 3855/10, que amputa os recursos do Fundo Estadual de Cultura, de 4% do Fundese para até 4%, entrou na pauta de Plenário, e poderá ser votado a qualquer momento!

Enviem urgentemente aos Deputados emails solicitando a rejeição da emenda nº 1 de 2º turno (até 4% do Fundese). O destinatário será deputados@almg.gov.br

O Fundo Estadual de Cultura foi construído em 2004 através do Fórum Técnico "Cultura: política e financiamento" e a Conferência Estadual de Cultura concluiu pela ampliação dos recursos destinados à Cultura.

Tal alteração na lei é, portanto, anti-democrática, por violentar todos os processos coletivos de construção do setor, além de desrespeitar a Cultura como direito do cidadão.

Entende-se que essa alteração é um duro golpe no setor cultural, que tem trilhado caminho exatamente inverso, no sentido de adquirir visibilidade e reconhecimento como fundamental para o desenvolvimento humano, como espaço de realização da cidadania e de superação da exclusão social, e como fato gerador de emprego e renda. Como afirma Lula, “a cultura é um gênero de primeira necessidade”.

A mobilização é fundamental! Faça sua parte!


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Audiência Pública - Pontos de Cultura


Acontecerá hoje às 14 horas do auditório da Assembléia Legislativa uma audiência pública para discutir o impasse relativo ao financiamento do programa "Pontos de Cultura", suspenso sob a alegação de restrições da legislação eleitoral.


Essa audiência atende a solicitação de entidades contempladas com a aprovação no edital 01/2008 para implantação de 100 Pontoas de Cultura no Estado.

Foram convidados: Ministério da Cultura, Advocacia Geral da União e Advocacia Geral do Etado, Secretaria Estadual de Cultura e representantes do Fórum da Música, dos Pontos de Cultura, do Fórum Mineiro do Audiovisual e da Fundação Artístico-Cultural de Betim.

O Auditório ALMG fica na Rua Rodrigues Caldas, 30, Bairro Santo Agostinho.

Participem desse momento decisório e de grande importância para a cultura de nosso estado.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Sonhos

Última semana do espetáculo Sonhos da Cia. Produz Ação Cênica

Teatro Imaculada Conceição

Endereço: Rua Aimorés 1600 Lourdes - (esquina com Rua da Bahia)

Telefone: (31) 3014-5382

Ingressos: R$24 e R$12 (meia e no posto do Sinparc - Mercado das Flores)

Info: (31) 3222-3130 9109-0893

produzacao@yahoo.com.br


Sonhos - A montagem

Uma montagem imbuída de contexto filosófico e artístico para a construção cênica da multiplicidade dos olhares para o sonho.


"Sonhos" revela os conflitos de personagens que apresentam diversas faces: humanas, fantasia, emoção e experiênicas mágicas. Em cena, contos, relatos e narrativas em linguagem épica: a representação do inesperado, do incontrolável e do inevitável universo do delirio onírico dos snhos. O que afinal são os sonhhos? De onde vêm?


Construído a partir da obra de Jorge Luis Borges e de experiências pessoais dos atores, o espetáculo traz a cena o Realismo Fantástico, onde o real e o extraordinário coexistem e os sentimentos passam por diferentes mundos e despertam as mais diversas sensações.


Os temas abordados nesta investigação foram idealizados dentro de ensaios afetivos, resultando em cenas que apresentam as diversas formas de sonhos: pesadelos, premonições e a realidade fantástica que compõem ações dramáticas e cômicas. Colocar em cena esta peça de teatro envolveu a dedicação exclusiva do diretor, dos atores e de toda equipe técnica nesta pesquisa teórica e prática que produziu uma nova linguagem cênica para representar os miraculosos acontecimentos dos sonhos.

Ficha técnica

Realização: Companhia Produz Ação Cênica
Direção de produção: Carluty Ferreira
Produção Executiva: Hely Rodrigues
Direção e dramaturgia: Marcos Voguel
Elenco: Carluty Ferreira, Eliane Martins, Genilson Mendes, Patricia Thomaz e Rogério Alves
Participação especial: Wilma Henriques

Patrocínio: Funarte- Ministério da Cultura - Prêmio Myriam Muniz

Apoio: BDMG Cultural, Governo de Minas, MTG, Geléia Stúdio, Bazar Cida, Sampa, Centro e Quatro e Gráfica e Editora O Lutador