Fórum de Discussões (MTG - Movimento de Teatro de Grupo de Minas Gerais)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Grupo Farroupilha apresenta seu novo espetáculo O ARQUIVO VIVO


Grupo Farroupilha apresenta seu novo espetáculo O ARQUIVO VIVO no Teatro Centro Cultural Usiminas

A nova peça criada pelo grupo Farroupilha é uma ação de comemoração aos 15 anos do grupo e poderá ser conferida nos dias 30 e 31 de maio e 1 e 02 de junho, às 20 h, no Teatro Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga. O espetáculo conta a intrigante e bem humorada história de um arquivo vivo, que vira uma pequena cidade de ponta a cabeça. O que pode acontecer a partir daí? Revelações de tramoias políticas, relações de infidelidade, disputa pelo poder e uma série de outras confusões. O texto é uma livre adaptação do conto O arquivo vivo da prefeitura, de Beto Oliveira, um dos vencedores do Concurso Nacional de Contos de Humor, realizado em 2010, pelo Farroupilha, em parceria com o Clube dos Escritores de Ipatinga (Clesi).

O espetáculo, assim como o concurso de contos, integra o projeto Contos para uma peça, patrocinado pela Usiminas, com apoio do Instituto Cultural Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Didi Peres, um dos protagonistas de O arquivo vivo, sublinha que a montagem do espetáculo é uma ambiciosa realização, “principalmente levando-se em conta que partiu de um concurso, da avaliação e seleção de muitos textos concorrentes. A obra vem confirmar o gosto do Farroupilha por uma velha prática, que é o forte e apaixonado namoro com a literatura para produzir seus espetáculos”, diz o ator, destacando em seguida a parceria com o Grupo Galpão, na pessoa de Eduardo Moreira, na dramaturgia, e ainda tendo na direção Júlio Maciel, ambos membros da renomada trupe. “É um privilégio para o Farroupilha trabalhar ao lado de grandes nomes do teatro brasileiro e de toda a equipe envolvida com esta produção, como é o caso de Telma Fernandes, uma iluminadora das maiores deste país, e toda esta equipe maravilhosa. Quanto aos atores em cena, somos quatro artistas e amigos que há tempos não atuávamos juntos num mesmo trabalho. É ótimo  reencontrar e partilhar este ofício no palco”, comenta Didi.

Pedro Bastos, que esteve entre as pessoas que acompanharam a construção do novo espetáculo, conta que se emociona com o trabalho. “Ao longo desse processo de montagem, eu sempre me comovi. Mas nos últimos exercícios, foi uma emoção mais intensa.”, sintetiza.

Júlio Maciel, em relação à sua participação na montagem da peça, explica que gosta muito de adaptar contos. “Nesse exercício, penso tudo a partir do ator. Nenhum efeito pode ser melhor que o ator em cena. Em O arquivo vivo, uma montagem com traços de realismo fantástico, fabular, a gente reúne um grupo de atores de primeira linha, que poderia estar atuando em teatros de qualquer grande metrópole. O Farroupilha tem um olhar artístico que impressiona”, elogia o diretor.

Júlio reflete que o teatro é feito de encontros, de troca de experiências. “Com o Farroupilha, tem sido também uma festa. Sou um convidado neste evento de um grupo que há 15 anos, por meio de um trabalho sério e profissional, consegue a difícil arte de criar espetáculos e promover um espaço dedicado à cultura”.

O arquivo vivo traz no elenco Sinésio Bina, Torosca Silvestre, Claudiane Dias e Didi Peres que se desdobram na interpretação de vários personagens que se inter-relacionam em cena.

O arquivo vivo leva a assinatura de Júlio Maciel, na direção, e dramaturgia de Eduardo Moreira, ambos do Grupo Galpão, e Sinésio Bina(Farroupilha). A criação de luz é da premiada Telma Fernandes. Gessé Rosa, assistente de direção, responde também pela preparação corporal e operação de luz; a criação e composição de figurinos e cenário são de Rafael Cabral; Pedro Bastos assina trilha sonora; a produção executiva é de Leila Cunha com assistência de Luciano Soares na produção e contraregra. Adelson Alves Dias, cenotécnico e Edilaine Peres, no receptivo, completam a ficha técnica. A produção é do Grupo Farroupilha.

O espetáculo conta ainda com o apoio da Vandaime, MTG, Movimento Cultural do Vale do Aço, Jamaica Tatoo, Shopping do vale do Aço, Diário do Aço e Jornal Vale do Aço.

INFORMAÇÕES

DATA: 30 e 31 de maio e 1 e 02 de junho
HORÁRIO: 20 h
LOCAL: Teatro Centro Cultural Usiminas (Shopping do Vale  do Aço)
VALOR: Ingressos R$16 (interira) e R$8 (meia).
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos
DURAÇÃO: 60 minutos
INFORMAÇÕES: (31) 3822-3031 (bilheteria) e (31) 3823-5614 ou pelo e-mail: grupofarroupilha@hotmail.com
Twitter: GFarroupilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário